8 de setembro de 2012

Vacinação contra Aftosa atinge 97,8% do rebanho brasileiro

Dados parciais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apontam para um índice de 97,85% de imunização do gado brasileiro contra a Febre Aftosa. A campanha Nacional de combate à doença começou em março deste ano.

Em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal foram vacinados 165.300.924 animais entre bovinos e bubalinos (búfalos). Este resultado já é maior do que o registrado no mesmo período do ano passado que foi 97,4%. Ainda faltam ser computados os dados referentes a imunização nos estados do Pará e Minas Gerais.

A vacinação garante a boa qualidade da carne consumida internamente, atende às exigências do mercado internacional e busca tornar o Brasil livre da aftosa, o que eleva a competitividade dos produtores nacionais do setor.

Atualmente, a zona livre da febre aftosa com vacinação é composta por 16 estados e do Distrito Federal. Santa Catarina é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação desde maio de 2007 e, portanto, não participa da campanha.

0 comentários:

Postar um comentário

SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE!