3 de junho de 2012

Fogueira com 57 metros está pronta para a tradicional Festa de São João

Para a montagem foram utilizadas 200 toras de eucalipto (Foto: Cassiane Seghatti/G1 PR)

Há 14 anos, um morador de São João, no sudoeste do Paraná, a 419 km de Curitiba, ajuda a construir a maior fogueira do país. Em 2010, com 62,2 metros, o município recebeu o título de recorde da mais alta, segundo o instituto de pesquisa e auditoria RankBrasil. Este ano, por medida de segurança, a prefeitura decidiu fazer com 57 metros. “Quando eu comecei a construir, o porte era bem menor. Com o passar dos anos ela foi aumentado e eu fui aperfeiçoando e aprendendo a montá-la”, conta Gentil Bonissoni, de 61 anos.

A fogueira, que começou a ser levantada no dia 2 de maio, levou apenas onze dias para ser montada. “Este ano foi recorde para montar ela. Usamos um caminhão com guindaste para erguer as toras. Isso agilizou bastante”, explica Bonissoni. Com a ajuda de outros nove homens, ele encaixou e prendeu a madeira com arame de aço para que a estrutura fique bem sustentada.

Para a montagem da fogueira foram utilizadas 200 toras de eucalipto, compradas de um agricultor da cidade. “E na parte interna, nós colocamos madeiras que guardamos de podas de árvores e também as que são jogadas no lixo” afirma.

Gentil contou ao G1 que o trabalho é “bastante cansativo e arriscado”. Porém, é gratificante saber que é uma fogueira conhecida no país. “O pessoal da cidade já se acostumou. Me perguntam quando a fogueira vai ficar pronta, que tamanho vai ser”, brinca.

0 comentários:

Postar um comentário

SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE!