4 de junho de 2012

Governadora e ministro do Desenvolvimento Agrário entregam máquinas agrícolas e assinam acordo da Rede Brasil Rural

Solenidade MDA_Demis Roussos (25)

Associações agrícolas e agricultores familiares do Rio Grande do Norte participaram na manhã desta segunda-feira (4) de uma importante ação para desenvolver e melhorar as condições de vida no meio rural. A governadora Rosalba Ciarlini, em companhia do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, entregou 26 retroescavadeiras a municípios potiguares beneficiados pela 2ª fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e assinou o acordo para implantação da Rede Brasil e do Mutirão do Programa Nacional do Documento da Trabalhadora Rural no RN.

As retroescavadeiras foram entregues aos prefeitos presentes na solenidade e têm o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar, auxiliando na recuperação de estradas vicinais, reduzindo os impactos da seca e ajudando na abertura de barragens, importantes para a convivência do homem do campo com a seca.

Solenidade MDA_Demis Roussos (1)

No evento ainda foram doados 14 títulos de terra por meio do convênio entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, e o Governo Federal (Incra). O valor do convênio é de R$ 400 mil e apenas no município de Touros serão entregues até o final do ano cerca de 500 títulos de terra no com a finalização dos trabalhos de georreferenciamento.

Desde dezembro de 2011, na primeira etapa da programa, o MDA já entregou retroescavadeiras a 619 municípios de 11 estados brasileiros. No RN, foram beneficiados, a princípio, as cidades de Apodi, Baraúna, Caiçara do Norte, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Grossos, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Itaja, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Lucrecia, Olho-d'agua do Borges, Pedra Grande, Pendências, Pureza, Rafael Fernandes, Santana do Matos, São Bento do Norte, São Francisco do Oeste, São Miguel Do Gostoso, Serra do Mel, Touros e Upanema.

A Rede Brasil Rural aproxima segmentos que fortalecem os arranjos produtivos da Agricultura Familiar brasileira. Por meio do portal, agricultores familiares de todo o Brasil, através de suas associações e cooperativas, negociam diretamente com fornecedores e empresas de transporte a compra e a entrega de insumos necessários para qualificar ainda mais a sua produção.

A Rede Brasil Rural conta com dois ambientes. O primeiro é direcionado a produtores familiares, associações e cooperativas da Agricultura Familiar, transportadores e fornecedores de insumos, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. O acesso a este ambiente de pesquisa e negócios exige cadastro no portal.

0 comentários:

Postar um comentário

SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE!