1 de junho de 2012

Termina hoje campanha de vacinação contra a gripe em todo o país

Termina nesta sexta-feira a campanha de vacinação contra a gripe em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 24 milhões de pessoas, o equivalente a 80% do público-alvo, que inclui idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, grávidas, trabalhadores da saúde, indígenas e presos.

Apesar disso, até ontem (31), apenas 68,34% desse público considerado prioritário tinha recebido a dose, o que corresponde a 20,6 milhões de pessoas.

A melhor adesão à campanha é dos trabalhadores de saúde. De acordo com a pasta, mais de 1,9 milhão já receberam a vacina, o que representa 78,64% do total de trabalhadores. As crianças vêm atrás, com mais de 3,2 milhões imunizados, o que corresponde a 75,19% do total.

As crianças de 6 meses a 2 anos que nunca tomaram a vacina devem receber duas doses, com 30 dias de espaçamento entre a primeira e a segunda dose. O restante do público-alvo vai receber apenas uma dose de reforço.

Segundo balanço do ministério, pelo menos três Estados já cumpriram a meta --Santa Catarina, Acre e Alagoas. Por outro lado, Roraima (50,21%), Amazonas (59,18%) e São Paulo (59,21%) são os Estados mais distantes de cumprir o percentual.

O governo esclarece que, ao contrário do que alguns pensam, a vacina não provoca gripe, pois é feita de pequenos fragmentos de vírus incapazes de causar infecção. Mas, como toda vacina, podem causar alguns sintomas que passam em alguns dias.

A vacina fabricada para esta campanha contém os três principais vírus da Influenza que circularam no ano passado, incluindo o da gripe A H1N1. A única contraindicação feita pelo ministério é para pessoas com alergias severas a ovo --nestes casos, é recomendada uma consulta médica para orientações.

image

0 comentários:

Postar um comentário

SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE!