9 de agosto de 2012

Governo do RN lança 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares

Governadora participa do lançamento dos Jogos Sulamericanos - Elisa Elsie  (6)

Representantes de 11 países da América do Sul participaram na tarde de ontem(8) da solenidade de lançamento da 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, que acontecem em Natal no período de 29 de novembro a 6 de dezembro de 2012. O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo e aberto pela governadora Rosalba Ciarlini e secretários de Estado do Esporte, Joacy Bastos, do Turismo, Renato Fernandes, e da Educação, Betânia Ramalho.

Durante a realização dos jogos, a capital potiguar deverá receber mais de 3.500 visitantes dos 12 países participantes. Os delegados do Conselho Sul-americano do Esporte (Consude) estão participando desde segunda-feira (6) de uma visita técnica à cidade de Natal. O objetivo da passagem da equipe pela capital é fazer uma vistoria nas instalações esportivas e não-esportivas que serão utilizadas durante o período da realização dos 18º Jogos Sul-Americanos Escolares 2012.  As visitas serão concluídas nesta quinta-feira (9).

A governadora Rosalba Ciarlini reforçou a importância da vistoria e falou que a vinda de atletas de 12 países da América Latina, somada a presença dos pais e acompanhantes, representará um importante fortalecimento ao turismo de todo o Rio Grande do Norte.

“Um evento como esse é importantíssimo porque nos fortaleceremos no turismo e na economia, fazendo a integração pela via mais importante que é o esporte. Disputamos esses jogos, entre outros estados, com Brasília e Belo Horizonte, e vencemos mostrando todo o nosso potencial que deixará o mundo olhando para a nossa cidade como cenário do esporte internacional. É uma responsabilidade muito grande e estamos muito felizes”, afirmou.

O secretário de Estado do Esporte e do Lazer, Joacy Bastos, reafirmou a relevância do evento e estimou que durante uma semana os participantes da competição, assim como os demais visitantes, injetem na economia de Natal entre R$ 8 milhões e R$ 9 milhões.

“Já tivemos uma prova do que está por vir. Os delegados passaram os últimos dias aqui avaliando, vistoriando as nossas instalações e discutindo nuances do regulamento dos jogos. Mas também gostaram muito da nossa rede hoteleira e gastronômica, ou seja, esse intercâmbio cultural/esportivo deixará um grande legado para o RN”, disse.

O secretário Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte, Afonso Barbosa, confirmou que o RN está pronto para receber os jogos Sul-Americanos e avaliou que as “instalações são perfeitas. As escolas visitadas em Natal estão de parabéns pelo cuidado que tiveram com a estrutura. Vistoriamos minuciosamente com os outros países e até agora só ouvimos elogios e considerações positivas. Natal está de parabéns”, destacou.

Participaram do evento os delegados do Conselho Sul-Americano do Esporte do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Suriname e Venezuela.

0 comentários:

Postar um comentário

SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE!