8 de agosto de 2012

RN: 149 cidades aderem ao Rede Cegonha

Durante reunião do Comitê Estadual de Mortalidade Materna, na manhã de ontem no Auditório da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), foi apresentada a situação atual da implantação da Rede Cegonha no Rio Grande do Norte. Dos 167 municípios do estado, 149 já aderiram à Rede Cegonha - estratégia do Ministério da Saúde que garante atendimento humanizado às mulheres e crianças, desde o pré-natal aos primeiros anos de vida da criança. Do total de municípios que fizeram a adesão à Rede, 79 já receberam recursos do Ministério da Saúde para o componente da Atenção Básica, que engloba os cuidados com pré-natal, pós-parto e atenção à criança.

"A Sesap está orientando e apoiando os municípios na utilização destes recursos e as Regionais de Saúde, estão trabalhando no monitoramento, para que os gestores cumpram o que foi pactuado no momento da adesão à Rede Cegonha", explicou Cláudia Frederico, representante do Grupo Condutor de implantação da Rede Cegonha no RN.

Neste mês de agosto, a IV Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), com sede em Caicó, e a III Ursap, em João Câmara, recebem as oficinas da Rede Cegonha nos dias 14 e 28 de agosto, respectivamente. Na primeira quinzena de setembro, as oficinas acontecem na V e I Regionais, em Santa Cruz e São José de Mipibu.

O Rio Grande do Norte está na terceira fase de implantação da Rede Cegonha, que corresponde à contratualização dos pontos de Atenção. É o momento em que o gestor, diante dos Planos de Ação Regional e Municipal pactuados, realizará o contrato de gestão com seus prestadores (públicos e privados).

0 comentários:

Postar um comentário

SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE!