1 de novembro de 2012

Anatel inicia medição de velocidade de banda larga no país

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) começa a fazer as medições para aferir a qualidade da banda larga móvel a partir desta quinta-feira (1).

De acordo com a agência, o Rio de Janeiro será o primeiro Estado a participar das medições. O Estado contará com 137 medidores distribuídos em diversos pontos de seu território.

O início das medições coincidem com a exigência da Anatel de que as empresas entreguem, no mínimo, 20% da velocidade contratada pelos usuários de internet.

A Anatel indica o site Brasil Banda Larga para que os clientes façam testes do serviço que contrataram e vejam se estão recebendo a velocidade exigida.

A ação faz parte de uma ofensiva da agência para melhorar a qualidade dos serviços de banda larga no país e deve seguir o cronograma abaixo, que vai até 2014.

Prazo
Taxa de Transmissão Instantânea (download e upload)
Taxa de Transmissão Média (download e upload)

A partir de novembro de 2012
20% da taxa de transmissão máxima contratada
60% da taxa de transmissão máxima contratada

A partir de novembro de 2013
30% da taxa de transmissão máxima contratada
70% da taxa de transmissão máxima contratada

A partir de novembro de 2014
40% da taxa de transmissão máxima contratada
80% da taxa de transmissão máxima contratada

Para fazer a medição é instalado um equipamento, denominado "whitebox", junto ao modem ou roteador do usuário. Ele precisa apenas estar ligado para enviar informações sobre a qualidade da conexão para a agência.

Entre agosto e setembro, foram feitos teste-piloto das medições no Rio de Janeiro, motivo pelo qual a implementação do projeto terá início nesse Estado.

De acordo com a Anatel, outros Estados receberão os equipamentos gradativamente. A expectativa é que, até junho de 2013, eles estejam distribuídos em todo o Brasil.

As medições incluirão as operadoras Vivo, Oi, Claro, Tim, Algar (CTBC) e Sercomtel.

Em todo o País, serão instalados 3,8 mil medidores. O número ainda pode ser ampliado.

INSCRIÇÃO

Para participar do projeto, o voluntário deve se inscrever no site Brasil Banda Larga.

Em seguida, deve fazer o teste de velocidade da conexão, conforme as orientações encaminhadas, por e-mail, pela entidade aferidora da qualidade.

De acordo com a Anatel, é fundamental que o teste seja realizado a partir de um computador ligado à internet por meio da conexão informada durante a inscrição.

Os usuários que cumprirem essa etapa e aceitarem os termos e condições do projeto participam de sorteio para a escolha dos voluntários que receberão o whitebox.

Caso não receba e-mail com link para o teste de velocidade, o usuário deve verificar sua caixa de spam ou entrar em contato com a EAQ pelo endereço suporte@brasilbandalarga.com.br.

Os selecionados para participar do programa não terão qualquer ônus para a instalação dos equipamentos e não serão remunerados pelo serviço.

Uma vez instalado, basta ligar o equipamento de medição ao modem ou ao roteador e deixá-lo funcionando.

Segundo a Anatel, o equipamento não coleta qualquer informação pessoal, nem interfere ou monitora a navegação do usuário.

Além de colaborar para a aferição da qualidade da banda larga, cada voluntário receberá relatório mensal com dados relativos à qualidade do serviço em sua residência ou empresa.

0 comentários:

Postar um comentário

SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE!