9 de novembro de 2012

CBF Divulga o novo ranking do futebol brasileiro

Fluminense e Corinthians não disputaram títulos entre si em 2012. Mas, na reta final do Campeonato Brasileiro, as duas equipes lutam diretamente por outro feito: a liderança do novo ranking de clubes da CBF, que só deve ser divulgado oficialmente no início de 2013.

O novosistema de pontuação leva em conta apenas os resultados dos últimos cinco anos; antes, eram contabilizadas as classificações de todos os campeonatos nacionais. Com as mudanças, Palmeiras e Santos, líder e vice-líder da versão antiga, despencam para oitavo e nono lugares.

O ESPN.com.br contabilizou todos os resultados do Campeonato Brasileiro (Séries A a D), da Copa do Brasil e as participações na Libertadores, que são os critérios levados em conta no ranking. Para 2012, foram levadas em conta as classificações atuais da Série A e da Série B. Os oito clubes que estão nas quartas de final da Série C somaram pontos referentes ao oitavo colocado – o ranking será atualizado pelo ESPN.com.br quando as competições terminarem.

O novo sistema visa a dar mais destaque aos resultados recentes dos clubes e, por isso, tem o Fluminense como maior beneficiário: o clube carioca ficaria com 16208 pontos, se considerada a primeira colocação no Brasileiro deste ano – se terminar em segundo, somará 800 pontos a menos, chegando a 15408. O Corinthians, oitavo colocado no Brasileiro, teria 15554 se mantivesse a colocação.

Se levados em conta os resultados de momento, o Vasco seria o terceiro colocado, com 14950 pontos, mantendo a colocação do ranking anterior; o São Paulo, com 14786 seria o quarto, seguido por Internacional, Grêmio e Flamengo.

O Palmeiras, líder do ranking nos moldes antigos, cairia para a oitava posição, com 14256 pontos; o Santos, segundo colocado no sistema adotado até 2011, ficaria em nono, com 13696. Dentre todos os times da Série A, o que mais ganharia posições seria o Atlético Goianiense, que terminaria na 18ª colocação, subindo 28 posições com relação à lista anterior.

Veja abaixo como ficaria o ranking nacional de clubes:

Ranking da CBF como estaria atualmente

Veja quais são os novos critérios de pontuação:

Critérios utilizados pela CBF para o ranking nacional de clubes

0 comentários:

Postar um comentário

SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE!