18 de novembro de 2012

Dominguinhos doa sanfona para o Museu do Vaqueiro

O Museu do Vaqueiro, localizado na Lagoa do Bonfim, município de São José de Mipibu, ainda não foi inaugurado, mas a importância do local começa a ser mensurada pelo acervo e visitas registradas no espaço destinado à valorização da cultura nordestina. Na tarde deste sábado, o cantor e compositor Dominguinhos esteve no local para fazer a doação de uma sanfona retirada de seu acervo pessoal. Além de conhecer o espaço, o "herdeiro" de Luiz Gonzaga tocou e conversou com a turma de alunos do projeto de aprendizes de sanfoneiro.

Dominguinhos doou uma sanfona que recebeu do músico Amazan ao Museu do Vaqueiro em São José do Mipibu

A sanfona doada por José Domingos de Morais é uma réplica do instrumento tocado pelo próprio Gonzagão e foi presente de outro sanfoneiro conhecido em terras potiguares: Amazan. "Ganhei essa sanfona de Amazan. Ela é muito especial, porém, muito grande e pesada. Não posso mais usá-la. Não podia vender, nem entregar a outra pessoa. Resolvi então deixar no lugar mais correto. Por isso fiz essa doação", explicou Dominguinhos.
Marcos Lopes, idealizador do Museu do Vaqueiro, explicou a importância do gesto.  "Esse tipo de sanfona, com as teclas na cor preta, é rara. De tantas sanfonas que Luiz Gonzaga tocou, apenas três tinham o teclado preto. Esse modelo, que estamos recebendo de Dominguinhos, é uma destas. É uma doação muito especial", pontuou. A sanfona ficará exposta numa espécie de redoma de vidro, juntamente com uma foto do "pai do forró".

0 comentários:

Postar um comentário

SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE!