13 de fevereiro de 2013

Caicó e Macau encerram carnaval hoje

O carnaval de Caicó chega ao fim com muita folia. Ao som da orquestra de frevo do Ala Ursa do Poço de Sant'Ana, o bloco Camburão da Alegria, formado por policiais militares, civis, agentes penitenciários e bombeiros, sai às ruas nesta quarta-feira de cinzas encerrando o carnaval considerado por todos, o mais tranquilo. O bloco, tradicionalmente sai na quarta-feira antes de começar o carnaval, e na quarta-feira, depois do carnaval.

O bloco do Magão saiu na noite de ontem e foi um dos que animou o carnaval caicoenseO bloco do Magão saiu na noite de ontem e foi um dos que animou o carnaval caicoense

Os agentes de segurança que trabalham durante o evento escolherem esses dias para se divertir. Este ano, como o carro que conduz a orquestra do Ala Ursa não estava adequado com os documentos exigidos pelos Bombeiros, o primeiro dia ficou prejudicado, só podendo sair hoje. Ontem, os blocos Treme-Treme e o Ala Ursa, foram às ruas e arrastaram novamente milhares de foliões pelo circuito do carnaval. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 80 mil pessoas foram confirmadas no trajeto, todas as noites. O Ala Ursa fez várias homenagens, entre elas, se destacou a que foi feita a Elino Julião, cantor e compositor de músicas de forró, seridoense de Timbaúba dos Batistas. No repertório da Orquestra de frevo do Ala Ursa, foi inserida a música "Siri Meu Siridó", que fala da região, que Elino tanto amava. O Treme-Treme contou ontem com a animação do cantor MAX e sua banda, no trio elétrico, enquanto na Ilha, quando o trio chegou, já quase por volta das 23 horas, o cantor Canelinha deu seguimento à folia. A tranquilidade do carnaval de Caicó atraiu este ano, mesmo com o novo formato, centenas de pessoas de outros estados que ficaram hospedados em pousadas e hotéis.

Mais de 80 mil pessoas acompanharam os blocos nas ruas de Caicó neste carnaval, segundo CBMais de 80 mil pessoas acompanharam os blocos nas ruas de Caicó neste carnaval, segundo CB

Nesse caso, de acordo com os donos de alguns estabelecimentos do gênero, os leitos foram ocupados em 100%. Alguns até confirmam que já estão com ocupação garantida para o mês de julho, quando ocorre uma das grandes festividades religiosas do interior do Estado, que é a festa de Sant'Ana.

O carnaval teve um ritmo frenético em Macau. No arrastão dos trios elétricos, animados pelas bandas Grafith e Kabaço Molhado Elétrico e pelo cantor Roberto e Banda Meus Amores, 27 blocos, além do bloco Radiola de Ficha, saíram às ruas da cidade, vindos de todos os lugares possíveis, de becos, vielas, ruas, até formar um corredor de foliões de quase seis quilômetros de extensão. Nos quatro dias de folia, segundo a Prefeitura de Macau, quase 400 mil foliões passaram pela cidade.

Em Macau, mais de 400 mil foliões acompanharam o mela-mela e shows nos quatro dias de foliaEm Macau, mais de 400 mil foliões acompanharam o mela-mela e shows nos quatro dias de folia

Até os barcos ancorados na orla, serviam de espaço para as pessoas dançaram se equilibrando em canoas e outras pequenas embarcações. Por ser uma região litorânea e pelo tradicional mela-mela, o traje mais visto foi a bermuda ou short e camiseta, acompanhado de tênis ou sandália. Mas, não faltaram fantasias. Alguns esbanjaram criatividade, abusando de adereços como perucas coloridas, óculos e máscaras estilizadas.

Nos quatro dias de carnaval, a rotina se repetiu. Logo depois do arrastão dos trios elétricos, com destaque para Banda Grafith, que puxou o tradicional mela-mela, os foliões já tinham outro compromisso: os shows no Largo Cultural de Eventos Eliseu Ventania, onde se apresentaram  vários grupos, entre eles, "Paredão do Brasil"; "Esse é o Bonde" e "Solteirões Elétrico".

Ao mesmo tempo, na praça da Conceição, a Orquestra Harmonia do Frevo, dentro da programação intitulada "Frevo no Pé, os foliões dançavam no ritmo e no embalo de tradicionais marchinhas e frevos carnavalescos, numa forma de resgatar antigos e saudosos carnavais. Era só os músicos cantarem, "sai do chão", que as pessoas pulavam e dançavam freneticamente durante o percurso. Na praia de Camapum, , a Prefeitura montou uma estrutura para receber os mais de 20 mil foliões.

0 comentários:

Postar um comentário

SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE!