Cerca de dez milhões de gregos irão às urnas neste domingo (5) para decidir, por meio de um referendo, o futuro da política econômica do país.
O primeiro-ministro do país, Alexis Tsipras, convocou a votação para que a população escolha se está disposta a aceitar as condições propostas pelos credores do país --as medidas incluem cortes de gastos do governo, incluindo benefícios sociais, e alta de impostos.
A alternativa apoiada pelo próprio governo é recusar as imposições dos credores e buscar outras soluções para o financiamento do país.
Ao longo da semana, a disputa esquentou e transformou-se em um manifesto pela permanência ou não da Grécia na zona do euro, já que muitos analistas viam como certa essa possibilidade caso não houvesse negociações entre a Grécia e seus credores.
Primeiros resultados por volta das 15h de Brasília
A pergunta exata no referendo é: "Deve ser aceito o plano de acordo apresentado pela Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional no Eurogrupo de 25 de junho de 2015 e composto de duas partes, que integram a proposta conjunta?"
O primeiro documento tem como título Reformas para a realização do programa atual e além (Reforms for the completion of the Current Program and Beyond) e o segundo, Análise Preliminar da Sustentabilidade da Dívida (Preliminary Debt sustainability analysis).
O eleitor pode votar "sim" ou "não".
A votação acontecerá das 7h (1h de Brasília) às 19h (13h de Brasília).
Os primeiros resultados devem ser anunciados por volta das 21h (15h de Brasília). A rapidez do anúncio do resultado dependerá da margem de diferença entre o "sim" e o "não".
O governo grego disse que pretende renunciar no caso da vitória do "sim". Não se sabe ao certo o que acontecerá caso o "não" vença, mas é cogitada a saída da Grécia da zona do euro.
0 comentários:
Postar um comentário
SUA OPNIÃO É MUITO IMPORTANTE!