É cada vez mais importante, no ambiente de trabalho, ter boas
habilidades sociais. Saber lidar bem com pessoas pode ser mais importante,
inclusive, do que algumas habilidades técnicas da função.
No entanto, não são todas as pessoas que possuem inteligência social. O
site norte-americano "Business Insider" elaborou uma lista
com nove tipos de pessoas que nunca vão conseguir ter sucesso no trabalho.
Confira a seguir.
1 – O covarde
Medo é um motivador muito poderoso. É por isso que candidatos a
presidente dizem que seus oponentes "destruirão a economia" ou
anúncios dizem repetidamente que "fumar mata".
No ambiente de trabalho, pessoas que
têm medo demais podem se tornar irracionais e adotar comportamento irracional.
Colegas covardes são os primeiros a culpar os outros e a tentar maquiar grandes
erros.
2 – O
"dementador"
Essa criatura do universo de Harry Potter tem a habilidade de sugar a
alma das pessoas de seus corpos e só trazem tristezas e más lembranças para
quem está em seu entorno.
A autora da saga, J. K. Rowling, disse que desenvolveu esse conceito
baseado em pessoas muito negativas –o tipo de pessoa que tem a habilidade de
entrar em uma sala e acabar com a alegria dela. Pessoas assim vão sempre ver o
copo meio vazio e encher as outras de medo e preocupação, mesmo em ótimos
momentos.
3 – O arrogante
Pessoas arrogantes são uma perda de tempo, porque elas acreditam que
tudo que você faz é um desafio pessoal. Arrogância é falsa confiança e sempre
mascara grandes inseguranças. Pessoas arrogantes tendem a ter pior desempenho
no trabalho e problemas cognitivos em relação à população média.
4 – O pensador pelo
grupo
Pessoas assim sempre escolhem o caminho de menos resistência e são
famosos por propagar a frase "é assim que sempre fizemos"
mentalmente. Se você se sente vítima de lavagem cerebral, tome cuidado, o
'status quo' nunca leva ninguém para passos maiores.
5 – O "sem
oportunidades"
Essas pessoas culpam rapidamente o fracasso pela falta de oportunidade.
Enquanto uma pequena sorte pode trazer o vento certo para o barco das pessoas,
elas chegam onde chegaram através de muito trabalho duro. O que essa pessoa não
percebe é que sua atitude é o que a leva ao fracasso e não as circunstâncias.
6 – O temperamental
Algumas pessoas não têm nenhum controle sobre suas emoções. Elas vão
estourar e projetar seus sentimentos sobre você, enquanto pensam que você é o
único responsável pelo problema deles.
Pessoas temperamentais trabalham mal porque elas deixam suas emoções
atrapalharem seu julgamento e a falta de controle destrói relacionamentos.
7 – A vítima
As vítimas são mais difíceis de se identificar porque no início você
sente empatia por elas. Mas, com o tempo, você percebe que o "tempo de
necessidade" delas é o tempo inteiro. Vítimas sempre se livram de qualquer
responsabilidade ao fazer uma lombada se tornar uma montanha intransponível.
8 – O inocente
Só dá para sentir pena desse funcionário. Essa pessoa é aquela que faz
tudo em qualquer momento por todo mundo. Essas pessoas acabam aceitando
qualquer coisa, incluindo péssimos negócios e acaba perdendo qualquer respeito
das outras pessoas.
9 – O que sempre
pede desculpas
Para cada pessoa que deve um pedido de desculpas, existe outra que pede
muito mais do que deveria. Pessoas sem confiança estão sempre se desculpando
por suas ideias e ações.
Elas têm medo de fracasso e acreditam que pedir desculpa vai criar uma
rede de segurança. No entanto, desculpas desnecessárias podem fazer com que as
ideias desses funcionários pareçam piores do que elas realmente são.
Folha
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